Apple faz apresentação prévia para desenvolvedores do OS X Mavericks com mais de 200 recursos novos

SÃO FRANCISCO — 10 de junho de 2013 — A Apple® realizou hoje uma apresentação prévia para desenvolvedores do OS X® Mavericks, o décimo grande lançamento do sistema operacional mais avançado do mundo. Com mais de 200 recursos novos, o OS X Mavericks traz Mapas e iBooks® para o Mac®, Tags (etiquetas) e Tabs (abas) no Finder®, aperfeiçoa o suporte a várias telas para usuários avançados, novas tecnologias essenciais para eficiência de energia e desempenho revolucionários e inclui uma versão inteiramente nova do Safari®. A apresentação da prévia do OS X Mavericks será disponibilizada aos membros do Programa de Desenvolvedores do Mac (Mac Developer Program) a partir de hoje. Os usuários do Mac poderão fazer o download do Mavericks da Mac App Store℠ ainda neste ano.

“O Mac tem superado consistentemente o setor do PC e o OS X continua a ser o sistema operacional mais inovador e mais fácil de usar do mundo”, disse o vice-presidente sênior da Apple para Engenharia de Software, Craig Federighi. “O OS X Mavericks é a nossa melhor versão até agora e traz novos aplicativos como o Mapas e o iBooks, Tags e Tabs no Finder, suporte aperfeiçoado a várias telas, recursos de desempenho e de economia de energia e um Safari inteiramente novo”, declarou.

O aplicativo Mapas leva as tecnologias avançadas de mapas do iOS para o Mac, incluindo gráficos vetoriais nítidos, visualização em 3D impressionante e Flyover™ interativo. Com o Mapas você pode planejar uma viagem em seu Mac e, então, enviar o plano a seu iPhone®, possibilitando navegação por voz na estrada. A integração de Mapas no Mavericks proporciona aos usuários a possibilidade de utilizar mapas úteis retirados do Mail, Contatos e Calendário. E os desenvolvedores podem integrar os mesmos recursos eficazes de mapas em seus aplicativos, através da API do Kit de Mapas (Map Kit API). Com o aplicativo iBooks você tem acesso instantâneo a sua atual biblioteca de iBooks, bem como a 1,8 milhão de títulos na loja iBooks Store, desde livros escolares e clássicos aos últimos “mais vendidos” . O iBooks também funciona com perfeição em seus dispositivos, de forma que você pode ler um livro em seu Mac, fazer anotações ou destaques, e então continuar a ler em seu iPad®, a partir do ponto exato em que parou.

O OS X Mavericks traz novos recursos para usuários avançados, para melhor experiência com o Mac. A função Tags é uma maneira nova e eficaz de organizar e encontrar arquivos em qualquer lugar em seu Mac ou no iCloud®. Você pode facilmente marcar (tag) qualquer arquivo no Finder, no iCloud, ou em um documento novo, quando salvá-lo. Tags aparecem na barra lateral do Finder para possibilitar a você visualizar arquivos por projeto ou categoria. As Tabs (abas) do Finder reduzem a aglomeração de arquivos em sua área de trabalho, ao consolidar diversas janelas do Finder em uma janela com diversas abas (tabs). Você pode personalizar a visualização de cada aba, mover arquivos entre abas e até mesmo operar o Finder com diversas abas abertas em tela cheia. O Mavericks também torna o uso de diversas telas ainda mais fácil e mais eficaz. A barra do menu e o dock ficam disponíveis em qualquer tela e o usuário pode facilmente operar aplicativos em janelas ou tela cheia, em qualquer tela que escolher, sem necessidade de configuração. Com o Mavericks você também pode usar sua TV HD como uma segunda tela, utilizando o Apple TV® e o AirPlay®.

Novas tecnologias essenciais no OS X Mavericks melhoram o consumo de energia e a agilidade de seu Mac. A tecnologia Timer Coalescing (coalescência do temporizador) agrupa inteligentemente operações mais simples, de forma que a CPU pode dedicar mais tempo em estado de baixo consumo de energia, economizando energia sem afetar o desempenho ou a agilidade. A tecnologia App Nap (hibernação do aplicativo) reduz o consumo de energia dos aplicativos que você não está usando. A tecnologia Compressed Memory (memória comprimida) comprime automaticamente dados inativos. Quando esses itens são necessários de novo, o Mavericks os descomprime instantaneamente.

A nova versão do Safari traz melhor desempenho, recursos inovadores e tecnologias revolucionárias. O Safari supera os outros navegadores em eficiência de energia, eficiência da memória e desempenho do JavaScript. A nova arquitetura process-per-tab (processar por aba) do Safari torna o navegador mais ágil, estável e seguro. O Safari também introduz inovações como o Shared Links (links compartilhados), que tornam mais fácil descobrir, ler e compartilhar conteúdos novos e interessantes do Twitter e do Linkedin, tudo em um lugar.

Outros recursos do OS X Mavericks:
• iCloud Keychain® armazena com segurança as informações de login em sites, números de cartão de crédito e senhas de Wi-Fi e os envia para  todos seus dispositivos, de forma que você não precisa memorizá-los. As informações são sempre protegidas por criptografia AES 256, quando armazenadas em seu Mac e quando são enviadas para seus dispositivos;
• Um Calendário atualizado adiciona integração com Mapas, com rolamento contínuo, de forma que você pode pesquisar semanas ou meses, e um novo Inspetor que simplifica a criação e edição de eventos;
• Notificações interativas, que permitem a você responder a uma mensagem, responder a uma chamada do FaceTime® ou mesmo excluir um e-mail sem sair do aplicativo que está usando. Os sites podem, agora, usar notificações para manter você atualizado sobre as últimas notícias, resultados esportivos e outras informações. A função “While You Were Away Notifications” (notificações enquanto você estava ausente) se certifica de que você saiba o que aconteceu enquanto seu Mac estava no modo hibernação; e
• Xcode® 5, com novas ferramentas poderosas, intuitivas, para desenvolvedores, que medem todos os aspectos do desempenho de um aplicativo e o uso de energia, e também serve de teste de aplicativos.

A Apple desenvolve Macs, os melhores computadores pessoais do mundo, assim como o OS X, iLife, iWork e softwares profissionais. A Apple lidera a revolução da música digital com seus iPods e com a loja online iTunes. A Apple reinventou o telefone móvel com seu revolucionário iPhone e com a App Store. E está definindo o futuro da mídia móvel e dos dispositivos de computação com o iPad.

Contatos de Imprensa:
Maria Rodriguez
Apple
(+55 11) 5503-0024
mariapr@apple.com